Pazuello diz que inverno no Norte e Nordeste do Brasil é ligado ao hemisfério norte, e gafe viraliza

Uma gafe cometida nesta terça-feira (9) pelo ministro-interino da Saúde, Eduardo Pazuello, virou motivo de piadas nas redes sociais. Ao falar sobre o impacto do coronavírus no Brasil, o general disse, equivocadamente, que as regiões Norte e Nordeste do país já passaram pela pior etapa da pandemia porque, segundo ele, são mais “ligadas ao inverno do hemisfério norte”.

Na verdade, apesar das dimensões continentais do território brasileiro, oficialmente o inverno em todas as regiões do Brasil começa em junho, diferentemente de países ao norte, que têm a estação mais fria do ano a partir de dezembro.

Quase todo território brasileiro (93%)  está localizado no hemisfério meridional (sul). Apenas uma pequena parte (7%) ocupa o hemisfério setentrional (norte).

A pequena porção no hemisfério norte, entretanto, fica muito próxima à linha do Equador e é caracterizada pelo clima quente durante o ano inteiro. No Brasil, essa linha imaginária atravessa quatro estados: Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Todo o Nordeste, portanto, se localiza no hemisfério sul.

Nesta terça, Pazuello disse que houve até aqui forte impacto nas regiões Norte e Nordeste durante a pandemia de coronavírus. “Nós podemos separar o Brasil em Norte e Nordeste, que é a região que está mais ligada ao inverno do hemisfério norte, são as datas do hemisfério norte em termos de inverno, e ao Centro-Sul, Sudeste, Centro-Oeste, que é o restante do país que está ligado mais ao inverno do hemisfério sul”, disse Pazuello. “Nesta primeira etapa, nós tivemos o grande impacto nas regiões Norte e Nordeste”.

Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Terra Potiguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Roda pé
%d blogueiros gostam disto: