Advogados de Lula já ganharam 14 de 17 denúncias contra ele e devem ter nova vitória no STF nesta quarta (23)

O ex-presidente Lula, que deve colher uma vitória nesta quarta (23) no julgamento da suspeição de Sergio Moro no STF (Supremo Tribunal Federal), responde hoje a apenas três dos 17 processos ou inquéritos dos quais já foi alvo .

BALANÇO

Investigado desde 2015, Lula já foi inocentado em três processos em que foi acusado de obstrução de Justiça, formação de quadrilha e corrupção e tráfico de influência no caso da MP das montadoras —decisão divulgada nesta semana.

BALANÇO 2

Duas outras denúncias apresentadas por procuradores foram rejeitadas e não viraram processos; uma outra foi trancada na Justiça por falta de indícios para seguir adiante, outras quatro foram arquivadas na fase de inquérito e quatro processos (os do tríplex, do sítio, da doação de um terreno para seu instituto e de outras doações para a mesma instituição) foram anulados neste ano pelo ministro do STF Edson Fachin. O do tríplex, por causa da suspeição de Moro. Os outros três, por causa da incompetência da 13ª Vara de Justiça, de Curitiba, em julgá-los. As provas, no caso destas ações, ainda podem ser reaproveitadas caso não haja a extensão da suspeição do ex-juiz para eles.

BALANÇO 3

O ex-presidente ainda responde a processo pela compra de 36 caças Gripen em seu governo, e por supostamente influenciar na liberação de financiamento do BNDES para empresas brasileiras atuarem em Angola e na Guiné Equatorial.

BANCA

Lula é representado nos processos pelo escritório Teixeira Zanin Martins Advogados

Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Terra Potiguar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roda pé
%d blogueiros gostam disto: