O município de Parnamirim, na região Metropolitana de Natal, está em uma fase mais avançada na liberação de atividades comerciais. Através de decreto, a Prefeitura local autorizou o funcionamento de bares na cidade a partir desta sexta-feira (10), inclusive com possibilidade de música ao vivo nos ambientes.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Rossano Taveira, os bares, restaurantes e lanchonetes de até 300m² poderão funcionar das 6h às 22h, podendo haver ainda a ampliação do funcionamento em caso de uso da estrutura para viabilizar os serviços de delivery. Ficou definido também que a ocupação máxima será de 50% da capacidade do estabelecimento, ficando obrigada ainda a informação na porta do local sobre o número máximo de pessoas permitidas. Além disso, também há a limitação de até quatro pessoas por mesa, “desde que pertencentes à mesma família”, e distância de pelo menos dois metros entre as mesas e um metro entre as pessoas que estão sentadas.
O uso de máscara é obrigado quando o cliente se deslocar durante o bar, mas liberado quando estiverem sentados nas mesas. Os funcionários que trabalham no setor de produção deverão utilizar, além das máscaras de proteção facial, luvas, toucas, óculos de proteção, avental impermeável e demais equipamentos de proteção individual que se fizerem necessários.
Nos casos de música ao vivo, o decreto liberou que até duas pessoas atuem, dando como exemplo um cantor e um instrumentista. O artista que não estiver cantando, inclusive, deverá utilizar máscara. Fica vedado também o contato físico do músico com o público.
Ainda no decreto, a Prefeitura de Parnamirim sugere que, sempre que possível, seja disponibilizado plataforma digital (menu digital via QR Code ou aplicativo) ou, em todo o caso, adaptá-lo as recomendações de controle sanitário, além da instalação de barreiras de acrílicos nos caixas e balcões de alimentos. Fica proibido o uso de guardanapos de tecido.