Ao redor do planeta, entretanto, existem terminais de embarque e desembarque que, com a beleza de sua arquitetura ou as paisagens de sua localização, podem amenizar (e bastante) o suplício dos passageiros aéreos.
A seguir, veja dez dos mais lindos aeroportos do mundo. Em muitos destes locais, você, provavelmente, não vai se importar em aguardar o seu voo.
Aeroporto de Changi
Responsável por servir a cidade-Estado de Singapura, no Sudeste Asiático, o Changi Airport tem recebido diversos prêmios de melhor aeroporto do mundo nos últimos anos.O local oferece cinema, piscina, um jardim com mais de mil borboletas e uma estrutura cheia de beleza: lá, por exemplo, existe um espaço, inaugurado neste ano, que se chama Jewel Changi Airport (na foto), com uma arquitetura de vidro e aço que abriga uma queda d’água com 40 metros de altura e uma espécie de floresta com cerca de 900 árvores e 60 mil arbustos.
Aqui, não há problema nenhum em esperar horas por uma conexão aérea.
Aeroporto de Marrakech
Marrakech, no Marrocos, é uma das mais interessantes cidades do Norte da África, com mesquitas imponentes, praças históricas (como a incrível Jemaa el-Fnaa) e mercados de ruas fervilhantes.E a porta de entrada deste centro urbano, para quem chega de avião, é um cartão de boas-vindas impressionante.
O aeroporto que serve Marrakech tem uma arquitetura arrojada, com uma estrutura com formas geométricas que lembram diamantes e com uma fachada que ganha uma linda iluminação à noite.
No interior, os passageiros encontram um ambiente iluminado e que costuma ser agradável para esperar um voo. Um lugar lindo.
Aeroporto de Istambul
Inaugurado em 2018, para servir a principal cidade da Turquia, o Aeroporto de Istambul tem um projeto arquitetônico que impressiona os viajantes que passam por lá.Muitos dos espaços do aeroporto, como a área do check-in, têm tetos que, para muita gente, podem remeter ao interior das mesquitas de Istambul.
Grande parte das zonas de circulação de passageiros é espaçosa, apesar do intenso trânsito de pessoas no local.
Aeroporto Internacional de Hamad
O Aeroporto Internacional de Hamad serve a nação árabe do Qatar e será a principal porta de entrada para a Copa do Mundo de 2022.Inaugurado há pouco anos, trata-se de um local com uma arquitetura extremamente moderna e espaços que oferecem conforto para quem está chegando ou esperando um voo.
A edificação é cheia de formas curvas, que podem lembrar as ondas do mar e as dunas de areia (duas imagens muita relacionadas com o Qatar).
E seu interior é constantemente palco para exibições de obras de arte que entretêm os passageiros à espera do embarque.
Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao’an
O Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao’an serve a cidade chinesa de Shenzhen, na província de Guangdong, e tem um desenho impressionante.Alguns de seus interiores têm um teto curvo, que lembram o formato de uma onda ou o movimento de uma raia, com aberturas com formatos geométricos que projetam uma interessante iluminação nos ambientes.
O projeto destes espaços é assinado pela empresa do famoso arquiteto italiano Massimiliano Fuksas.
Aeroporto de Denver
O aeroporto que serve a cidade de Denver não é o mais movimentado dos Estados Unidos, mas certamente é um dos mais lindos da terra de Donald Trump.Sua estrutura se mostra especialmente bela quando admirada de fora. Principalmente à noite, quando o complexo arquitetônico fica iluminado, muita gente pode ter a impressão de que está olhando para um acampamento entre as montanhas do Colorado.
E é uma imagem pra lá de bonita.
O interior do aeroporto é também arrojado e espaçoso.
Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas
Responsável por servir a capital espanhola, o aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas é um dos principais pontos de trânsito para brasileiros que entram e saem da Europa.Para quem gosta de beleza arquitetônica, um dos destaques do local é o terminal 4, marcado por um teto ondulante sustentado por colunas coloridas, em um espaço que, apesar de extremamente movimentado, é arejado e, para muita gente, confortável.
Lá, dá até vontade de ficar passeando pelas esteiras só para admirar a imponência do edifício.
Aeroporto de Bilbao
Também localizado na Espanha, o aeroporto de Bilbao é outro lugar que exibe um projeto magnífico para seus passageiros.Parte de sua estrutura é assinada pelo célebre Santiago Calatrava (um dos mais famosos arquitetos do mundo) e tem o apelido de “La Paloma” (A Pomba), pois parte da edificação faz muita gente lembrar do formato da ave.
Trata-se de um lugar onde o passageiro pode se distrair com lindos detalhes arquitetônicos antes ou depois de seu voo.
Aeroporto de Incheon
Assim como Changi, o Aeroporto de Incheon, que serve a cidade sul-coreana de Seul, aparece constantemente em listas de melhores aeroportos do mundo.Trata-se de um complexo com espaços arejados e de lindo desenho arquitetônico, como pode ser visto na foto acima.
Lá dentro, o passageiro tem a chance de curtir áreas com apresentações de música sul-coreana, passear na Korean Cultural Street (com construções típicas deste país asiático) e aprender a fazer artesanatos típicos da Coreia do Sul no Korea Traditional Culture Experience Center.
Aeroporto Gustaf III
Servindo o território de Saint-Barthélemy, no Caribe, o aeroporto Gustaf III não tem uma estrutura arquitetônica muito chamativa.Sua beleza, entretanto, está ligada à sua localização, entre colinas verdejantes e junto ao paradisíaco mar do Caribe.
É um local que oferece alguns dos pousos e decolagens mais belos do mundo, e, por isso, merece estar nesta lista.