Passarela em frente ao Parque Aristófanes Fernandes será desmontada dia 29

A passarela de pedestres instalada em frente ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, será desmontada nessa próxima segunda-feira (29). No trecho, serão implantados, de maneira temporária, um semáforo e uma faixa para permitir a travessia segura da rodovia. A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é que o serviço comece às 7h e seja executado em apenas um dia. A remoção da passarela faz parte do pacote das obras de requalificação da BR-101, que irá conferir maior agilidade no deslocamento de quem trafega no trecho de 14 km entre o viaduto de Ponta Negra (Natal) e o IFRN-Parnamirim.
Para minimizar o impacto no trânsito no período da manhã, o DNIT-RN informou que o serviço de remoção da estrutura irá começar pelo lado da rodovia no sentido Natal-Parnamirim. A superintendência regional do órgão ainda adiantou que a estrutura da passarela será reaproveitada “no futuro”, quando as vias marginais forem concluídas e o novo viaduto a ser erguido na altura do Parque for construído. O viaduto está orçado em R$ 11 milhões e levará oito meses para ficar pronto após a ordem de serviço ser dada.

“Ainda não temos uma data definida para iniciar a obra do novo viaduto, dependemos da adequação das vias marginais para desviar o trânsito e da relocação de postes de energia elétrica para, então, dar andamento ao trabalho naquela área”, explicou Antônio Willy Vale Saldanha Filho, superintendente do DNIT no Rio Grande do Norte.

Apesar da indefinição para o início da construção do novo viaduto, Saldanha assegurou que o cronograma para finalizar a requalificação da BR-101 entre Natal e Parnamirim até o segundo semestre de 2019 segue sem alterações.

O superintendente regional do DNIT-RN acrescentou que a execução do prolongamento do túnel de Neópolis, que permitirá a interligação da via marginal por sobre a Avenida das Alagoas, deverá ser concomitante às obras do novo viaduto em Parnamirim. Willy Saldanha também disse que a passarela a ser desmontada será reinstalada a cerca de 400 metros do local original, próxima à loja Maxxi Atacado. De acordo com ele, o desmonte da passarela iria acontecer antes do dia 29, mas o serviço acabou adiado devido à votação do segundo turno do pleito eleitoral deste domingo (28).

O objetivo das intervenções viárias na rodovia federal é transformar esse intervalo de 14 km da BR-101 em via expressa, eliminando os semáforos e os retornos que causam congestionamentos diários nos dois sentidos. Segundo estudos do DNIT-RN, quando as obras forem concluídas a velocidade média dos veículos entre Natal e Parnamirim passará de 60 km/h para 80 km/h, e a capacidade de tráfego irá aumentar de 12 mil veículos por faixa, por dia, para 20 mil veículos. O custo total das intervenções está orçado em R$ 157 milhões.

Relocação de postes
Vistos como empecilho para o início da construção do novo viaduto na altura do Parque Aristófanes Fernandes, a relocação dos postes da rede de energia elétrica já está sendo planejada pela Companhia Energética do RN (Cosern). No início deste mês de outubro, a Cosern declarou à reportagem da TRIBUNA DO NORTE que tem participado de reuniões periódicas com técnicos do DNIT-RN para tratar das solicitações do órgão no tocante à relocação dos postes.

“A Cosern não está medindo esforços para atender com toda a celeridade possível e habitual as demandas apresentadas pelo DNIT, tendo em vista os benefícios que trará para a sociedade”, disse a Cosern, na ocasião, através de nota emitida por sua assessoria de imprensa.

A Cosern informou ainda que a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes apresentou o projeto da obra que será realizada naquele trecho da rodovia, e indicou os postes que precisam ser relocados para que os trabalhos sejam executados.

A Companhia já elaborou o projeto preliminar com o novo posicionamento dos postes de energia no entorno da BR-101 próximo ao Parque Aristófanes Fernandes e aguarda a validação da proposta – que incluem a necessidade de marcação das calçadas, margens das rodovias e vias marginais, a retirada de outdoors e outros obstáculos que estão no traçado da nova rede de energia. A Cosern explicou que o deslocamento das redes de energia apresentam alta complexidade quanto à elaboração do novo traçado.
Obras previstas
O novo viaduto em Parnamirim e o prolongamento do túnel na altura do bairro de Neópolis, em Natal, fazem parte de uma série de intervenções viárias que visam melhorar o fluxo do tráfego nos 14 km da BR-101 entre o viaduto de Ponta Negra e o IFRN-Parnamirim. No último dia 30 de setembro, a passagem inferior que facilita o acesso à Av. Maria Lacerda (Nova Parnamirim) e ao retorno de quem sai do conjunto Cidade Satélite em direção à Natal, foi liberada definitivamente pelo DNIT-RN.

Ao todo serão construídos cinco viadutos e duas passagens inferiores, 52 paradas de ônibus, vias marginais nos dois sentidos e   seis passarelas entre Natal e Parnamirim, transformando o trecho destacado da rodovia federal em via expressa.

Intervenções
Conjunto de obras previstas para os 14 km da BR-101 entre Natal em Parnamirim:

Concluídas:

Viaduto Abel Cabral – km  98,38

Passagem inferior Maria Lacerda – km 99

Viaduto Neópolis – km 97,06

Viaduto Emaús – km 100,98

Viaduto Cohabinal – km 107,20 (próximo à Câmara Municipal de Parnamirim)

Passagem inferior acesso Pium/Cajupiranga – km 109 (IFRN-Parnamirim)

Passarela acesso Pium/Cajupiranga – km 109,05

Não iniciadas:

Prolongamento do túnel da Av. das Alagoas – km 97,45

Passarela Abel Cabral – km 98,10

Passarela Maria Lacerda – km 99,08

Passarela Emaús – km 100,58

Passarela BR-101 – km 104,52

Viaduto Parque Aristófanes Fernandes – km 105,34

Adequação passarela Parque Aristófanes Fernandes – km 105,34

Abrigos de ônibus nos dois lados da rodovia federal

Fonte: DNIT-RN

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