“Ainda não temos uma data definida para iniciar a obra do novo viaduto, dependemos da adequação das vias marginais para desviar o trânsito e da relocação de postes de energia elétrica para, então, dar andamento ao trabalho naquela área”, explicou Antônio Willy Vale Saldanha Filho, superintendente do DNIT no Rio Grande do Norte.
Apesar da indefinição para o início da construção do novo viaduto, Saldanha assegurou que o cronograma para finalizar a requalificação da BR-101 entre Natal e Parnamirim até o segundo semestre de 2019 segue sem alterações.
O superintendente regional do DNIT-RN acrescentou que a execução do prolongamento do túnel de Neópolis, que permitirá a interligação da via marginal por sobre a Avenida das Alagoas, deverá ser concomitante às obras do novo viaduto em Parnamirim. Willy Saldanha também disse que a passarela a ser desmontada será reinstalada a cerca de 400 metros do local original, próxima à loja Maxxi Atacado. De acordo com ele, o desmonte da passarela iria acontecer antes do dia 29, mas o serviço acabou adiado devido à votação do segundo turno do pleito eleitoral deste domingo (28).
O objetivo das intervenções viárias na rodovia federal é transformar esse intervalo de 14 km da BR-101 em via expressa, eliminando os semáforos e os retornos que causam congestionamentos diários nos dois sentidos. Segundo estudos do DNIT-RN, quando as obras forem concluídas a velocidade média dos veículos entre Natal e Parnamirim passará de 60 km/h para 80 km/h, e a capacidade de tráfego irá aumentar de 12 mil veículos por faixa, por dia, para 20 mil veículos. O custo total das intervenções está orçado em R$ 157 milhões.
Relocação de postes
Vistos como empecilho para o início da construção do novo viaduto na altura do Parque Aristófanes Fernandes, a relocação dos postes da rede de energia elétrica já está sendo planejada pela Companhia Energética do RN (Cosern). No início deste mês de outubro, a Cosern declarou à reportagem da TRIBUNA DO NORTE que tem participado de reuniões periódicas com técnicos do DNIT-RN para tratar das solicitações do órgão no tocante à relocação dos postes.
“A Cosern não está medindo esforços para atender com toda a celeridade possível e habitual as demandas apresentadas pelo DNIT, tendo em vista os benefícios que trará para a sociedade”, disse a Cosern, na ocasião, através de nota emitida por sua assessoria de imprensa.
A Cosern informou ainda que a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes apresentou o projeto da obra que será realizada naquele trecho da rodovia, e indicou os postes que precisam ser relocados para que os trabalhos sejam executados.
Ao todo serão construídos cinco viadutos e duas passagens inferiores, 52 paradas de ônibus, vias marginais nos dois sentidos e seis passarelas entre Natal e Parnamirim, transformando o trecho destacado da rodovia federal em via expressa.
Intervenções
Conjunto de obras previstas para os 14 km da BR-101 entre Natal em Parnamirim:
Concluídas:
Viaduto Abel Cabral – km 98,38
Passagem inferior Maria Lacerda – km 99
Viaduto Neópolis – km 97,06
Viaduto Emaús – km 100,98
Viaduto Cohabinal – km 107,20 (próximo à Câmara Municipal de Parnamirim)
Passagem inferior acesso Pium/Cajupiranga – km 109 (IFRN-Parnamirim)
Passarela acesso Pium/Cajupiranga – km 109,05
Não iniciadas:
Prolongamento do túnel da Av. das Alagoas – km 97,45
Passarela Abel Cabral – km 98,10
Passarela Maria Lacerda – km 99,08
Passarela Emaús – km 100,58
Passarela BR-101 – km 104,52
Viaduto Parque Aristófanes Fernandes – km 105,34
Adequação passarela Parque Aristófanes Fernandes – km 105,34
Abrigos de ônibus nos dois lados da rodovia federal
Fonte: DNIT-RN