A entrega da passagem inferior sob o viaduto da avenida Maria Lacerda, na BR-101, deverá ficar para a primeira semana de setembro, de acordo como Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). A obra, que estava prevista para ser concluída em agosto, sofreu atrasos em razão das chuvas, informou o órgão. O último trecho a ser liberado pelo Dnit foi o viaduto de acesso à avenida Abel Cabral, em junho.
A equipe de reportagem da Tribuna do Norte esteve no local das obras na manhã desta segunda-feira (6), e constatou que havia pessoas no local trabalhando na construção. De acordo com o Dnit, atualmente estão em execução a camada de base e sub-base da via principal, uma preparação para o capeamento asfáltico. Além disso, também estão em execução os elementos de drenagem e os acabamentos finais do viaduto.
Em relação à totalidade das obras, o órgão afirma que elas estão sendo desenvolvidas em conformidade com o cronograma do empreendimento, com perspectiva de início das obras restantes, que são o Viaduto do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e o túnel de acesso à Avenida das Alagoas, no bairro de Neópolis, para outubro deste ano. Todos os recursos para as obras estão assegurados, segundo o Dnit.
No total, o complexo viário terá cinco viadutos, duas passagens inferiores, vias marginais nos dois sentidos, cinco passarelas, o aumento do túnel da avenida das Alagoas, um túnel de drenagem e 46 paradas de ônibus. Até o momento, foram entregues quatro viadutos, em Neópolis, Emaús, o de Nova Parnamirim (Abel Cabral) e o de Parnamirim, uma passagem inferior, próxima ao IFRN de Parnamirim, uma passarela e um túnel de drenagem. Após a entrega do viaduto da Abel Cabral, em junho, as obras ficaram 66% concluídas, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes.
Trecho ainda ficará interditado até o início do mês de setembro
O objetivo das obras é tornar a BR-101 uma rodovia federal expressa, mais atrativa para motoristas, eliminando os semáforos e retornos que provocam congestionamentos diários nos dois sentidos da via. De acordo com estudos realizados pelo Dnit, quando as obras forem concluídas a velocidade média dos veículos que trafegam entre Natal e Parnamirim saltará de 60 km/h para 80 km/h. Além disso, a capacidade de tráfego deve aumentar de 12 veículos por faixa diários para 20 mil veículos.
Trechos de obras na BR-101 entregues e em andamento
Concluídas:
Viaduto de Neópolis – Km 97,06;
Viaduto Emaús – Km 100,98;
Viaduto Cohabinal – Km 107,20;
Viaduto Abel Cabral – Km 98,38;
Passagem inferior de acesso Pium/Cajupiranga – Km 109;
Passarela de acesso Pium/Cajupiranga – Km 109,5.
Em andamento:
Passagem inferior da avenida Maria Lacerda – Km 99, prevista para ser entregue na primeira semana de setembro.
Não iniciadas:
Prolongamento do túnel da avenida das Alagoas;
Passarela da Abel Cabral;
Passarela da Maria Lacerda;
Passarela de Emaús;
Passarela da BR-101;
Viaduto do Parque Aristófanes Fernandes;
Adequação da passarela do Parque Aristófanes Fernandes;
Abrigos de ônibus nos dois lados da rodovia federal.
TRIBUNA DO NORTE