“O usuário tem que tomar a vacina até dez dias antes da viagem para garantir a imunização. Ele pode tomar até um dia antes da viagem, porém, vai viajar sem que esteja totalmente imunizado. Vai ter um risco”, alerta Aline Delgado, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS.
Ainda de acordo com Aline Delgado, a central de armazenamento de vacinas de Natal conta atualmente com 5.530 doses, isto é, as porções que serão distribuídas para as unidades básicas de saúde da capital. A vacinação é restrita para quem vai ou está em áreas consideradas endêmicas.
Segundo interlocutores do setor, o Rio Grande do Norte não se caracteriza como uma área de risco para surtos de febre amarela, como ocorreram em janeiro do ano passado em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por isso, a recomendação é de que os natalenses devem se vacinar para evitar quaisquer surpresas desagradáveis.
Nos outros municípios do Estado, a recomendação também se estende, segundo informa a sub-coordenadora de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), Alessandra Luchesi. Em reportagem da TN em janeiro do ano passado, a média de doses que chegava no RN era de cerca de quatro mil por mês. A Sesap, no entanto, não tinha o número atualizado de quantas porções o Estado dispõe atualmente.
Sobre a febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, cujo agente etiológico é transmitido por vetores artrópodes (mosquitos). O vírus da febre amarela é um arbovírus do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae. Ele é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há contágio direto de pessoa para pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.
Crianças menores de nove meses de idade e adultos acima de 60 anos de idade (somente com prescrição médica);
Gestantes;
Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza;
Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores);
Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
Pacientes com imunodeficiência primária;
Pacientes com neoplasia;
Indivíduos com histórico de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).
Onde se vacinar em Natal
Norte I
Vista Verde
Redinha
Gramoré
Norte II
Vale Dourado (3ª e 4ª manhã e tarde)
Santarém (5ª manhã e tarde) e 6ª (manhã)
Potengi (2ª e 5ª manhã e tarde)
Sul
Nova Descoberta
Pirangi
UBS Satélite
Candelária
Leste
São João
Mãe Luiza
Lagoa Seca
Oeste
Mista Camarão
Policlínica Oeste
Quintas Básica