Estado vai reestruturar cruzamento na Itapetinga

Sem pavimentação, sinalização e iluminação, transitar pelo entroncamento entre as avenidas Itapetinga e Rio Doce no bairro Potengi, zona Norte de Natal, se transformou em um desafio de paciência para quem circula pelo local e de resistência para os veículos que precisam superar diariamente obstáculos como buracos e lama. Os transtornos viários naquele ponto da cidade se arrastam há anos, e a meta da atual gestão do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte é resolver o problema nos próximos 60 dias. De acordo com o novo diretor geral do DER-RN, Manoel Marques, o órgão irá instalar um canteiro de obras logo após o Carnaval.
O serviço para ordenar o trânsito no local está orçado em cerca R$ 600 mil, e a obra representa a retomada parcial do programa Pró-Transporte cujo primeiro prazo para conclusão está atrasada há quase uma década. Elaborado em 2005, o projeto visa implementar melhorias de trânsito nas principais vias da zona Norte como duplicação de avenidas, construção de viadutos e de ciclovias.

Já foram investidos R$ 30 milhões, mas os recursos necessários para concluir todo o projeto ultrapassa os R$ 100 milhões: R$ 88 milhões para a infraestrutura, e entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões em desapropriações. “Grande parte dos recursos do Pró-Transporte (70%) são do próprio Estado, por isso a dificuldade em tocar o projeto. O restante é financiado através de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. O RN terá de arranjar outra fonte, pois por enquanto não temos essa luz no fim do túnel”, explicou Marques.

O projeto do Pró-Transporte foi dividido em três etapas, que totalizam 16,75 km em intervenções viárias nas avenidas Conselheiro Tristão, Moema Tinoco, Tocantínea, Rio Doce e das Fronteiras. As vias cruzam os bairros da Redinha, Pajuçara, Lagoa Azul, Potengi, Nossa Senhora da Apresentação e Igapó.

Manoel Marques informou que o DER-RN construiu o viaduto da Redinha ainda com recursos da Ponte Newton Navarro, “pois faz parte do complexo viário que dá acesso à ponte”. Também foram concluídas a “Meta 1” (5,07 km), que previa a duplicação das avenidas Conselheiro Tristão e Moema Tinoco até a entrada da Estrada de Jenipabu; e a “Meta 3” (3,32 km) que vai do entroncamento da Av. Moema Tinoco com a Av. Tocantínea até a BR-101.

“Restam 6,78 km da ‘Meta 2’ para concluir o projeto total, justamente o trecho mais complicado por termos necessidade de fazer várias desapropriações. Como o clamor mais urgente da população é com relação ao entroncamento da Av. Rio Doce com Av. Itapetinga, vamos resolver esse problema primeiro enquanto buscamos o restante dos recursos. Os processos (de desapropriação) estão andando, mas muito provavelmente iremos atacar primeiro os trechos que não necessitam de desapropriações”, adiantou o gestor.

Ainda não há previsão para disponibilidade de recursos do Governo do RN: “Estamos vendo as possibilidades com a Secretaria de Planejamento, mas acredito que só se houver algum tipo de financiamento ou alguma emenda parlamentar (no próximo ano) para conseguirmos cobrir a parte do investimento que cabe ao Estado”.

Tribuna do norte

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