A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) é de que em duas semanas seja montado o canteiro de obras e comecem os reparos da ponte Presidente Costa e Silva, situada no estuário do rio Potengi e que liga os bairros das Quintas e Igapó e escoa o tráfego de veículos a partir da BR-406 entre Natal e as regiões do Mato Grande e do Litoral Sul, além da chamada Costa Branca do Rio Grande do Norte.
O Dnit está está investindo R$ 1,20 milhão nas obras de recuperação da “ponte de Igapó”, que tem prazo de conclusão para 180 dias, segundo o contrato emergencial assinado na quinta-feira (18) pelo diretor-geral do Dnit, general Antonio Leite dos Santos Filho, que esteve na Superintendência Regional do órgão, em Natal.
Como se trata de uma obra de recuperação dos pilares da ponte Costa e Silva, segundo o Dnit, não haverá nenhuma alteração no trânsito de veículos sobre a ponte, que tem um vão de 606 metros e de 12,5 metros de largura e por onde cir
culam, diariamente, 80 mil veículos, 37 linhas de ônibus e 13 viagens de trens, ligando a Zona Norte de Natal à Ribeira, na Zona Leste e a Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal (RMN).
A ponte Costa e Silva foi construída e inaugurada no fim do governo Walfredo Gurgel (1966/1971), a fim de substituir o uso da antiga ponte ferroviária de mão única. Já no final do governo Geraldo Melo (1987/1990) a ponte foi duplicada e desde então não recebeu serviços de manutenção da parte do Dnit.
Em 1º de março deste ano, o Dnit havia ratificado declaração de “situação de emergência” da ponte de Igapó “em razão do comprometimento de algumas peças estruturais”, com a notificação de problemas na estrutura de pelo menos 11 pilares do lado direito, no sentido Zona Norte e trechos de vigas entre pilares.
De acordo com laudo em mãos do Dnit, do lado esquerdo apontou-se desgastes em trechos de dois metros de vigas longitudinais de extremidade do tabuleiro ferroviário. Ao todo são oito vigas nas duas pontes.
Em nota, o Dnit informava que a declaração de emergência se dava “pelo avanço exponencial observado nas três últimas inspeções realizadas (em maio e novembro de 2018 e em fevereiro de 2019).
Conforme a escala SGO (Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais) instituída pelo Dnit em 1994, a fim de registrar as condições de pontes e viadutos, a ponte de Igapó se encontra no nível 3, numa escala de 1 a 5. Quanto menor o número, maior o risco de algum acidente.