A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu nesta sexta-feira (10), Rafaela Barbosa de Medeiros, 27 anos. A mulher, que é viúva de Cledson Webston da Silva, conhecido como Chokito, foi presa em flagrante pelos crimes de uso de documento falso, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os policiais localizaram Rafaela após cumprir mandados de busca e apreensão em casas dos seus familiares, localizadas nos bairros de Cajupiranga e Liberdade, ambos em Parnamirim.
O companheiro de Rafaela, era investigado pela Deicor devido a prática de diversos assaltos a bancos até morrer no dia 07 de julho de 2018, após um confronto com a Polícia Militar do Estado do Pernambuco, depois de ter interceptado um ônibus na cidade de Aliança.
De acordo com Odilon Teodósio, delegado titular da Deicor, “o patrimônio de Cledson Webston girava em torno de R$ 2 milhões” e que essa quantia era utilizada em investimentos na compra de imóveis localizados nos Estados do RN, PB e PE.
“Nossa investigação também descobriu que o grupo do qual Cledson Webston fazia parte é investigado por estar envolvido em uma explosão de um carro-forte, que aconteceu no dia 06 de julho, na cidade de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Quatro integrantes do grupo foram presos na cidade de Lucena, pela Polícia Civil paraibana”, detalhou o delegado.
Explosão
A explosão ao carro-forte ocorreu na manhã desta segunda (6) no km 57 da BR-230, nas imediações do município de Cruz do Espírito Santo, na PB. No início da tarde, a Polícia Militar confrontou o grupo de assaltantes em um sítio na cidade de Lucena, onde ocorreu troca de tiros que foi sucedida de uma negociação. Por volta das 17h40, a PM informou que, após quatro horas de duração, as negociações terminaram e os quatro se renderam.
Rafaela Barbosa, que também estava sendo investigada pela Deicor, foi presa quando estava em uma residência no bairro de Liberdade. No momento da prisão, os policiais apreenderam um RG e uma certidão de nascimento falsos com o nome de Camila Soares da Silva. Os policiais também apreenderam um carro modelo Ford Ka, que era usado por Cledson Webston. “A Deicor descobriu que Rafaela também estava praticando o crime de lavagem de dinheiro, pois a mesma estava adquirindo vários bens e imóveis em nome de parentes, com dinheiro oriundo do crime”, detalhou o delegado Odilon Teodósio.
O delegado da Deicor revelou que no dia 07 de julho, Cledson Webston estava no Ford Ka quando fez disparos em um posto de gasolina, na cidade de Parnamirim. O carro foi abandonado na BR-101 em São José de Mipibu, cidade da Grande Natal, com munições e carregadores e chegou a ser apreendido por policiais da PRF. No Ford Ka abandonado estavam munições de uso restrito. No mesmo dia, Chokito foi para Pernambuco usando outro veículo, onde acabou sendo alvejado e morto.
Tribuna do Norte