Os motoristas que trafegavam pelo túnel de Neópolis, na zona Sul de Natal, tiveram um susto na manhã desta quinta-feira (25). Com as fortes chuvas desde a madrugada, houve erosão em parte da estrutura e um carro chegou a ficar preso na terra e lama que desceram da estrutura. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), a situação está controlada.
Segundo informação repassada pela assessoria de comunicação do órgão, não será necessária a interdição do túnel. A empresa responsável pela obra, que fica próximo ao supermercado Makro, na BR-101, está no local realizando os reparos necessários para garantir que a erosão não prossiga. Tubulações estão sendo posicionadas escoar a água e não levar areia para a pista.
Apesar do susto com a descida da terra e lama, o DNIT disse que o fluxo de carros no local, apesar de lento, está ocorrendo sem grandes problemas. O carro que ficou preso já foi retirado e a expectativa é que o serviço dure até o início da tarde, mas a empresa permanecerá em prontidão para o caso de outro problema no túnel.
A estrutura faz parte das Obras Remanescentes e Complementares da BR-101 que irão tornar um trecho de 14 km da rodovia federal entre Natal e Parnamirim em via expressa. O prolongamento do túnel, cuja extensão passou de 48 para 58 metros, permitiu a interligação das vias marginais ainda em construção. A marginal direita, sentido Natal-Parnamirim, já está concluída; enquanto as obras na via marginal esquerda estão com 40% dos serviços executados – a expectativa do DNIT-RN é que os trabalhos sejam concluídos até o mês de maio “a depender das condições climáticas”.