Segundo o gerente de Obras da Caern, Fábio Siqueira, as residências dos três bairros irão receber comunicação autorizando a ligação à rede de coleta de esgoto. A notificação estará registrada nos boletos de água. “Os moradores precisam aguardar a comunicação”, reforça ele, em entrevista à rádio 96 FM.
De acordo com Fábio Siqueira, as ligações irregulares e sem a permissão da Caern podem prejudicar a continuidade da obra de saneamento básico de Natal. “Em alguns locais, como Candelária, uma via está conectada à rede e outra ainda não está. Por isso, é importante que a população fique atenta à comunicação oficial”, justifica.
A partir do comunicado, o cliente tem até 30 dias para realizar a ligação do ramal de esgoto localizado na calçada do imóvel às suas instalações internas, o que pode ser feito por profissionais como encanadores ou pedreiros. Isto porque, após esse período, a cobrança na fatura de água passará incluir a taxa de esgotos, conforme determina a legislação vigente.
As novas ligações incluem imóveis em grandes avenidas e áreas adjacentes, como Prudente de Morais, Bernardo Vieira e Interventor Mário Câmara.
De acordo com a Caern, o esgoto tratado corretamente evita a poluição do lençol freático e, consequentemente, da água disponível para consumo humano. O esgotamento sanitário permite que, antes de retornar ao meio ambiente, o esgoto seja tratado adequadamente.
Agora RN
Foto: Joinha