A Mostra de Cinema de Gostoso já conquistou o calendário cultural do estado e acontece todo ano em São Miguel do Gostoso, no litoral norte potiguar. O festival está na quinta edição e abriu as inscrições para longas e curtas-metragens através do site. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de agosto.
Toda a programação da mostra é gratuita. Este ano, o evento acontece de 23 a 28 de novembro. Com uma tela de cinema (12 metros de comprimento) montada ao ar livre na Praia do Maceió, a população terá a chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros com seis sessões diárias, entre as mostras Competitiva, Panorama e Infantil, além das Sessões Especiais.
Também serão realizadas sessões em ambientes fechados, que incluem debates com personalidades, diretores e atores dos filmes, entre outros. O melhor longa e o melhor curta-metragem serão escolhidos pelo público para receber o Troféu Luís da Câmara Cascudo.
A curadoria coletiva é feita por Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, em parceria com os alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, o coletivo “Nós do Audiovisual”. Dando continuidade aos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para os jovens de São Miguel do Gostoso e distritos próximos, serão realizadas oficinas que incluem: Linguagem Audiovisual, Roteiro, Produção Cultural e Realização de Curtas-metragens.
O objetivo dos cursos é despertar nos jovens o potencial voltado para o audiovisual. A primeira turma, composta por 53 alunos, formou-se ao longo de cinco anos e realizou 33 oficinas. Em 2018, será formada uma nova turma com 30 alunos. Os jovens realizarão curtas-metragens que serão exibidos durante a mostra e em diversos festivais do país. O coletivo também participa da produção da Mostra de Cinema de Gostoso e já realizou dez filmes em um período de cinco anos.
G1 RN
(Foto: Aline Arruda)