Semana dos Museus vai até dia 19 em instituições de Natal

A 17ª edição da Semana Nacional dos Museus movimenta até dia 19 alguns dos museus sediados na capital potiguar.  Com o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, estão integrados às atividades do IBRAM os museus Djalma Maranhão de Cultura Popular e Parque da Cidade, ambos administrados pela prefeitura de Natal, o Museu Câmara Cascudo, da UFRN, os museus do IFRN, O Instituto Histórico e Geográfico de Natal e o Museu do Porto de Natal.

O Instituto Histórico e Geográfico  incluiu mesas redondas e palestras, além de visitas mediadas. A palestra “Entre religião e história: um olhar sobre a igreja católica e a história do RN” abrirá a programação desta quarta-feira dia 15, das 8 às 10h, com o historiador Thiago Freire; às 10h, a mesa redonda “O museu se encontra com o futuro: possíveis soluções”, com Gustavo Sobral e Narla Sathler, coordenadora do Museu de Minérios do RN; às 15h terá a palestra “O futuro dos indígenas no RN”, pelo professor Lígio José de Oliveira.

A programação do dia 16 abrirá com a palestra “O que é genealogia?”, por Ormuz Simonetti, das 8 às 10h; segue com “Cangaço e coronelismo no RN”, por Honório de Medeiros, às 10h; palestra “A  utilização da argila no RN”, às 13h, por Pedro Simões, seguida por uma oficina sobre preparação, planejamento e modelagem na argila pelo artista Franklin Lima.

Dia 17 terá mesa, às 9h, sobre o livro “Institutos Históricos e Geográficos do Brasil”; palestra “Prédios históricos do RN”, da professora Ludimilla Carvalho, às 13h; e às 15h, Augusto Maranhão falará sobre “As transformações da cultura potiguar pelo advento da II Guerra Mundial”. O ciclo se encerrará no dia 18 com palestra de Gibson Machado sobre  o “Patrimônio histórico-cultural de Ceará-Mirim”, às 9h, e em seguido o professor Renato Peixoto apresentará “Cartografando os Mundos da Fantasia: Um exame do papel da história, geografia e da cartografia nos jogos de tabuleiro, RPGs e jogos digitais desde Hyboria até Game of Thrones (1932-2004)”, das 14 às 16h.

A programação do Museu Câmara Cascudo destaca a transformação dos museus a partir da tradição. A programação de quinta-feira terá o encontro “Ciência andante”, às 14h30, junto com a oficina “Theatron – 2º Movimento”, e às 19h, a palestra “Arquitetura modernista (des)construída: 50anos do pavilhão expositivo do MCC”. A sexta (17) começará com as oficinas “Arqueologia fora da caixa” e “Theatron – 3º Movimento”, às 14h30; a partir das 15h terão a palestra “Educação e museu”, e o espetáculo de teatro de bonecos “As bravatas de Baltazar nas terras de João Redondo”. O encerramento no sábado será com a oficina “Ludicidade sustentável” (14h30), a festa a partir das 17h com trovadores potiguares, Projeto Pau e Lata, e show da banda Skarimbó. O Memorial Parque da Cidade vai começar nesta quarta-feira, com  visita mediada à exposição “Toque – Sentidos Dispositivos de Memória”, das 14 às 17h50; no dia 16 terá “Histórias de Potyguara”, uma sessão de contação de histórias das 16 às 17h; dia 18 será a vez de uma apresentação de violeiros, às 16h; e no dia 19, haverá show da banda Carcará na Viagem, às 15h.

Sediado na Ribeira, o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão realiza visitas guiadas ao salão de exposições do museu, que possui cerca de 2000 peças que abrangem o universo da cultura popular. Dias 16 e 17, às 10h, terá apresentação do teatro de João Redondo com o mestre Genildo Mateus.
Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Terra Potiguar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + dezoito =

%d blogueiros gostam disto: