RN anuncia cronograma para retomada das atividades econômicas mesmo com UTIs lotadas

A rede pública de saúde de Natal está em colapso, mas o governo do Rio Grande do Norte anunciou um cronograma de retomada das atividades econômicas.

Desde o início das medidas de distanciamento social, no dia 23 de março, a taxa de isolamento no Rio Grande do Norte nunca chegou aos 60%, número considerado ideal pelo governo do estado. Nesta quinta (18), ficou em 43% em Natal.

O meio da tarde, numa das principais vias da capital, anda tão movimentado quanto em dias normais. Quem anda no ônibus reclama das aglomerações.

Há quase 15 dias, as unidades de saúde da região metropolitana estão lotadas. Não há vagas de UTI nem de leitos clínicos na rede pública. No dia 6 de junho, o governo do estado editou um decreto que diminuiu a lista de serviços essenciais nos municípios.

Nesta sexta (19), o governo do Rio Grande do Norte publicou um cronograma para a retomada das atividades econômicas. O plano prevê reabrir o comércio gradualmente a partir da próxima quarta-feira (24) – desde que a taxa de ocupação dos leitos de UTI baixe para 70%.

“Essa previsão está diretamente condicionada a situação de saúde epidemiológica de saúde, de abertura de leitos”, destaca Petrônio Spinelli, secretário adjunto de Saúde do RN.

David é um 68 dos pacientes de Covid na fila por um leito UTI.

“Eu sei que a fila é grande, eu sei que a demanda é grande, mas, assim, ele é de risco, ele precisa de uma UTI”, pede Midilene Venâncio, irmã de David.

Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Terra Potiguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Roda pé
%d blogueiros gostam disto: