WASHINGTON – O governo americano deve impor restrições à entrada de viajantes brasileiros nos Estados Unidos neste domingo, disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, dois dias após o Brasil se tornar o segundo país do mundo em casos do novo coronavírus.
Robert O’Brien afirmou ao programa ‘Face the Nation’, da rede de TV CBS, acreditar que haverá uma decisão hoje sobre suspender a entrada de viajantes que chegam do Brasil. Tanto o presidente Donald Trump quanto seu vice, Mike Pence, já haviam ameaçado desde março interromper os voos vindos do Brasil, ainda que os Estados Unidos continuem liderando em número de casos e mortes pela Covid-19.
— Esperamos que seja temporário, mas, devido à situação no Brasil, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger o povo americano — disse O’Brien, acrescentando que os brasileiros estão “passando por um mau momento”.
Segundo ele, os Estados Unidos também analisam restringir a entrada de pessoas de outros países das Américas, e estão examinando a situação caso a caso.
O Brasil se tornou o segundo país do mundo em casos da Covid-18 na sexta-feira, perdendo apenas para os Estados Unidos, e agora tem mais de 347 mil pessoas infectadas pelo vírus, segundo o Ministério da Saúde. A situação brasileira fez que com a Organização Mundial da Saúde afirmasse que América do Sul se tornou o novo epicentro global da pandemia.
Nos EUA, são mais de 1,6 milhão de casos e mais de 97 mil mortes e, embora a pandemia comece a ser contida em estados que impuseram medidas de isolamento social rígidas, como Nova York e Califórnia, a doença continua se alastrando pelo interior.