Programação: Caicó e Currais Novos celebram Sant’Ana

Celebrada há 270 anos em Caicó, a tradicional Festa de Sant’Ana movimenta a região do Seridó potiguar com fé, devoção, shows e uma programação religiosa intensa coordenada pela Igreja Católica. Em cartaz desde o dia 18 em Caicó, os festejos em torno da avó de Jesus seguem até o próximo dia 29 de julho. Sant’Ana também é padroeira de Currais Novos, município que celebra a santa há 210 anos – por lá, a festa desse ano acontece de 17 a 26 de julho. Desde 2011 a Festa de Sant’Ana de Caicó faz parte do Livro das Celebrações, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Imaterial do Brasil.

Em Caicó, a programação inclui atividades religiosas, esportivas e musicais. A Prefeitura anunciou que a a cidade passou por um trabalho de limpeza, recuperação de praças, correções na iluminação pública, instalação de banheiros e poda de árvores, principalmente nos locais de maior concentração de pessoas e ao longo das vias de acesso, para garantir maior segurança ao público.

A agenda de shows musicais em Caicó se concentra na Ilha de Sant’Ana, com apresentações de 25 a 29 de julho.

Apesar do evento estar anotado no Livro das Celebrações do Iphan, o tombamento da festa como Patrimônio Imaterial do Brasil não é permanente: o Iphan mantém uma avaliação constante para verificar se os festejos continuam sendo realizados com o perfil tradicional avaliado pelo órgão.

Entre as diretrizes estabelecidas durante o processo de registro, destaque para a necessidade de manter ações que incentivem e garantam a transmissão dos saberes populares, como a preparação do chouriço e o ofício do bordado; a adoção de um Programa de Educação Patrimonial em escolas da rede pública, para difundir o conhecimento e potencializar a preservação do patrimônio cultural; e, por fim, a criação de um Memorial de Sant’Ana atrelado a elaboração de um roteiro histórico voltados para a divulgação dos principais monumentos da região.

Além da Festa de Sant’Ana de Caicó, celebrada desde 1748 no RN, apenas outras duas manifestações populares religiosas são registradas no Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil: o Círio de Nazaré, em Belém (PA), que acontece desde 1792; e a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO), realizada a partir de 1819 – o evento da capital paraense foi inscrito em 2004 no Livro das Celebrações, enquanto a festa em Goiás entrou na lista em 2010. O ponto alto da festa em Caicó é a procissão de encerramento (dia 29 de julho, às 16h30) que conduz a imagem de Sant’ana pelas principais ruas do centro da cidade.

Currais Novos
Nossa Senhora de Sant’Ana é a padroeira oficial de oito cidades do Rio Grande do Norte, segundo informações das Arquidioceses de Natal e Mossoró. A mãe de Maria e avó de Jesus Cristo é celebrada em Caicó, Currais Novos, Campo Grande, Luís Gomes, Passagem, Santana do Matos, Santana do Seridó e São José de Mipibu. Apesar da festa se estender por vários dias, a data oficial dedicada à santa é 26 de julho.

Currais Novos: Festa terá eventos religiosos, esportivas e musicais
Currais Novos: Festa terá eventos religiosos, esportivos e musicais 

A festa em Currais Novos, que acontece desde o dia 17 e segue até 26 de julho, também será marcada por uma programação intensa que agrega atividades religiosas, esportivas e musicais.

Ambas as festas, em Caicó e Currais Novos, atraem milhares de turistas de outras cidades do Estado e do Brasil, além de seridoenses que moram fora do Brasil e retornam à região no período como forma de manter e fortalecer a tradição.

Programação

Caicó:

Sábado, dia 21:

6h30 e 17h – Missa na Catedral

7h30 – Caminhada das Crianças e Jovens de Caicó com Sant’Ana

10h – Batizados na Catedral

18h – Recitação do Terço e animação

19h – Novena

20h30 – Confissões individuais

Domingo, dia 22:

6h30 e 17h – Missa na Catedral

6h30 – Missa na Igreja de Santa Marta

7h30 – Batizados na Catedral

8h30 – Missa no Santuário do Rosário

18h – Recitação do Terço e animação

19h – Novena

20h30 – Confissões individuais

Segunda, dia 23:

6h30 e 17h – Missa na Catedral

18h – Recitação do Terço e animação

19h – Novena

20h30 – Confissões individuais

Currais Novos:
Sábado, dia 21

12h – Ferinha de Sant’Ana na Av. Cel José Bezerra;

12h – Alvorada e Oficio de Sant’Ana e São Joaquim na Matriz;

19h – 5ª Novena e Missa na Matriz;

21h – 25º Jantar de Sant’Ana na Praça Cristo Rei;

Domingo, dia 22

7h – Missa na Matriz de Sant’Ana;

8h30 – 3º Pedal de Sant’Ana;

12h – 3ª Feijoada de Sant´Ana no Largo do Tungstênio Hotel;

12h – Alvorada e Ofício de Sant’Ana e São Joaquim na Matriz;

17h – Grande carreata de Sant’Ana, com concentração no Largo Júnior Toscano;

19h – 6ª Novena e Missa Dominical na Matriz de Sant’Ana;

21h – Leilão de Doces e Salgados na Praça Cristo Rei;

Segunda, dia 23

9h – Missa do Agricultor na Matriz de Sant’Ana;

12h – Alvorada e Oficio de Sant’Ana e São Joaquim na Matriz;

19h – 7ª Novena.

POR TRIBUNA DO NORTE – Yuno Silva

Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Terra Potiguar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roda pé
%d blogueiros gostam disto: