Metade dos testados pela Unimed em Natal têm resultado positivo para Covid-19

O presidente da Unimed Natal, médico Fernando Pinto, disse que o plano tem realizado aproximadamente 500 exames por dia para a covid-19. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, o médico disse que, apesar da ampliação da estrutura para realizar os exames através da própria Unimed, a alta demanda tem atrapalhado o acesso de pessoas que realmente precisam fazer o teste. Por isso, ele pediu que somente pessoas com sintomas respiratórios ou que tiveram contato com doentes façam a testagem.

“Nós tomamos medidas para flexibilizar isso (realização de exames) para que todos tivessem acesso. Semana passada, instituímos um drive thru para a realização do RT-PCR, já que aumentou a demanda dos exames em função do número de casos. Aqui chegamos a fazer quase 700 exames por dia, com uma média diária de 500 exames”, disse Fernando Pinto, afirmando ainda que aproximadamente 50% dos testes têm resultado positivo para a covid-19.

Segundo o presidente da Unimed, o grande número de exames realizados atrapalha quem realmente precisa fazer o teste. “Porque o teste está sendo realizado, por exemplo, com uma pessoa que deseja ir para uma festa”, explicou o médico. Por isso, o presidente da Unimed apelou para que as pessoas não façam testes de forma desnecessária.

“O teste é indicado para pacientes que tenham algum sintoma, eventualmente pacientes que estejam internados ou com sintomas de uma síndrome respiratória. Ele não pode ser feito abusivamente. Nós chegamos a gastar em novembro quase R$ 2,8 milhões em testes. Eles são caros mas, infelizmente, pelo próprio pavor, todo mundo busca essa testagem. Volto a dizer, é importante que todos contribuam, tanto o médico que está indicando, quanto o usuário, para não comprometer quem realmente precisa”, disse.

Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Terra Potiguar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roda pé
%d blogueiros gostam disto: