Harmonização Facial

Com a liberação estética para a Odontologia, em setembro de 2016, técnicas como o uso de toxina botulínica, preenchimento facial, fios de sustentação, bichectomia e microagulhamento (tratamento que estimula a produção de colágeno) passaram a ser realizadas também pelo cirurgião dentista. Na capital potiguar, Alexandra Calafrange, especialista em cirurgia odontológica, implatodontia, prótese dentária e estética orofacial, vem se tornando referência nesse segmento.

“Nos últimos anos, as pessoas tem se preocupado mais com a aparência. Isso é reflexo principalmente dos padrões de beleza evidenciados na mídia e, pincipalmente, nas redes sociais. A boa notícia é que hoje temos procedimentos menos invasivos, rápidos e com excelentes resultados”, explica Alexandra.

O cirurgião dentista deve avaliar o paciente como um todo, afinal, ninguém sorri só com os dentes. “Ao sorrir, movimentamos a pele e os músculos da face, portanto, ao planejar uma reabilitação oral devemos levar em consideração, expressões faciais, lábios, funções dos músculos da mastigação, linhas de expressão, hábitos, dentes e gengiva”, afirma a cirurgiã dentista.

12121212
A cirurgiã e dentista Alexandra Calafange Aponta os tratamentos que estão em evidênciae que garantem mais beleza e harmonia à face

Cada paciente deve ter um planejamento individualizado, visando atender suas necessidades e buscando em primeiro lugar a saúde. Dessa forma, a estética será uma consequência. “Para mim, a primeira parte do tratamento é o esclarecimento, ou seja, a identificação da insatisfação do paciente, qual o seu diagnóstico, seu objetivo e o que realmente pode ser feito. Considero essa a chave para tratamentos efetivos e satisfatórios para ambos os lados”.

Entre os procedimentos disponíveis para a tão sonhada harmonização facial, Alexandra Calafange destaca o PRP (Plasma Rico em Plaquetas), tratamento estético revolucionário que consiste na aplicação de algumas injeções de plasma sanguíneo, proveniente do próprio paciente. Esse plasma contem fatores de crescimento, que estimulam a regeneração e o rejuvenescimento da pele, através do aumento da produção de colágeno, ácido hialurônico e elastina. O procedimento é feito no próprio consultório e leva aproximadamente 40 minutos.

 

 

Já os implantes dentários são parafusos de titânio que atuam como substitutos das raízes dos dentes perdidos, suprindo as necessidades funcionais (mastigação e fonação) e dando segurança para o paciente falar e sorrir em público, devolvendo assim sua autoestima.

A ortodontia visa reposicionar os dentes de maneira a promover um equilíbrio entre o perfil facial, engrenagem dos dentes (oclusão), função mastigatória e estética. A ortodontia autoligada é hoje uma excelente opção para tratamentos ortodônticos mais rápidos e eficazes. “Existe ainda a ortodontia lingual e o aparelho Irivisalign, muito procurados pelos profissionais que vivem da imagem e que não querem aparecer com aparelho nos dentes”.

Conhecido pela maioria das pessoas, o clareamento dental tem como objetivo melhorar a coloração dos dentes. “Existem algumas variáveis nas técnicas, contudo, clinicamente, observo que o melhor resultado ocorre quando associamos o clareamento caseiro ao do consultório. A sensibilidade varia muito em cada paciente, parâmetro que determina a concentração ideal e o tempo necessário de tratamento”, diz Alexandra.

Sucesso entre as celebridades nacionais e internacionais, a bichectomia é um procedimento cirúrgico, realizado no consultório odontológico, com o objetivo de reduzir o volume das bochechas através da remoção de uma gordura profunda (bola de Bichat). É indicada principalmente para pacientes que costumam morder as bochechas. O resultado é um rosto mais afilado.

Bastante usada atualmente, a toxina botulínica atua na função muscular trazendo equilíbrio funcional. Excelente para bruxismo, apertamento dental, assimetria facial, dores e marcas por tensão muscular, correção do sorriso gengival e atenuação dos músculos hipertróficos.

Outra forte tendência na harmonização facial é o uso de lentes de contato dentais ou facetas de porcelana. São lâminas de porcelana que corrigem falhas, espaços, defeitos estruturais, alterações de cor e tamanho, representando uma opção rápida e eficiente, que envolve técnica e tecnologia de ponta do planejamento a colagem, garantindo durabilidade ao tratamento.

Entre os preenchedores faciais, disponíveis no mercado brasileiro, destaca-se o acido hialurônico, material reabsorvível e de aplicação rápida e indolor (com uso de anestesia local) e alto grau de satisfação. Pode ser utilizado em várias regiões da face para recuperar estruturas perdidas, entre elas, bigode chinês, olheiras, nariz e lábios.

Outra técnica em alta é o microagulhamento. Através de um rolinho cheio de agulhas é possível estimular a produção de colágeno, melhorando o aspecto de manchas, marcas de acne e de rugas. Após o processo, a pele se encontra mais permeável facilitando a absorção de dermocosméticos. “Conseguimos resultados fantásticos ao associar essa técnica como PRP”, afirma Alexandra.

Para concluir a lista de procedimentos, Alexandra Calafange indica ainda o uso de fios de sustentação que possibilitam um lifting facial sem a necessidade de cortes, sangramento ou centro cirúrgico. “Com essa técnica minimamente invasiva é possível reduzir rugas e recuperar volumes. O procedimento é simples, sendo realizado entre 30 e 60 minutos, com anestesia local”, conclui.

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Terra Potiguar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roda pé
%d blogueiros gostam disto: