DNIT libera passagem inferior da Maria Lacerda sábado

A obra, que estava inicialmente prevista para ser concluída em agosto, já havia sofrido com atrasos em razão das chuvas, segundo informações do órgão. O último trecho a ser liberado pelo Dnit foi o viaduto de acesso à avenida Abel Cabral, em junho.

Em relação à totalidade das obras, o órgão afirma que elas estão sendo desenvolvidas em conformidade com o cronograma do empreendimento, com perspectiva de início das obras restantes, que são o Viaduto do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e o túnel de acesso à Avenida das Alagoas, no bairro de Neópolis, para outubro deste ano. Todos os  recursos para as obras estão assegurados, segundo o Dnit.

No total, o complexo viário terá cinco viadutos, duas passagens inferiores, vias marginais nos dois sentidos, cinco passarelas, o aumento do túnel da avenida das Alagoas, um túnel de drenagem e 46 paradas de ônibus. Até o momento, foram entregues quatro viadutos, em Neópolis, Emaús, o de Nova Parnamirim (Abel Cabral) e o de Parafinam, uma passagem inferior, próxima ao IFRN de Parnamirim, uma passarela e um túnel de drenagem.  Após a entrega do viaduto da Abel Cabral, em junho, as obras ficaram 66% concluídas, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes.

O objetivo das obras é tornar a BR-101 uma rodovia federal expressa, mais atrativa para motoristas, eliminando os semáforos e retornos que provocam congestionamentos diários nos dois sentidos da via. De acordo com estudos, quando as obras forem concluídas a velocidade média dos veículos que trafegam entre Natal e Parnamirim saltará de 60 km/h para 80 km/h.  A capacidade de tráfego deve aumentar de 12 mil veículos por faixa diários para 20 mil veículos.

Trechos de obras na BR-101 entregues e em andamento

Concluídas:

Viaduto de Neópolis – Km 97,06;

Viaduto Emaús – Km 100,98;

Viaduto Cohabinal  – Km 107,20;

Viaduto Abel Cabral  – Km 98,38;

Passagem inferior de acesso Pium/Cajupiranga – Km 109;

Passarela de acesso Pium/Cajupiranga  –  Km 109,5.

Em andamento:

Passagem inferior da avenida Maria Lacerda – Km 99, prevista para ser entregue na primeira semana de setembro.

Não iniciadas:

Prolongamento do túnel da avenida das Alagoas;

Passarela da Abel Cabral;

Passarela da Maria Lacerda;

Passarela de Emaús;

Passarela da BR-101;

Viaduto do Parque Aristófanes Fernandes;

Adequação da passarela do Parque Aristófanes Fernandes;

Abrigos de ônibus nos dois lados da rodovia federal.

Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roda pé
%d blogueiros gostam disto: