Ditador do Sudão é deposto pelo Exército após três décadas no poder

As Forças Armadas do Sudão destituíram nesta quinta (11) o ditador Omar al-Bashir, que estava no poder há três décadas, anunciou o ministro da Defesa, Awad Mohamed Ahmed Ibn Auf.

“Anuncio, como ministro da Defesa, a queda do regime e a prisão de seu chefe em um lugar seguro”, disse ele em um canal público de televisão. Segundo a agência Reuters, o ditador foi mantido na residência presidencial, sob forte esquema de segurança.

Bashir, 75, que enfrentava manifestações ininterruptas nos últimos quatro meses, liderava o país com mão de ferro desde que chegou ao poder com um golpe em 1989. “Nós o substituímos [o ditador] por um conselho militar de transição por dois anos e suspendemos a Constituição do Sudão de 2005”, prosseguiu o ministro Ibn Auf. Esta junta de transição será liderada por ele.

O general decretou também estado de emergência pelos próximos três meses e ordenou o fechamento do espaço aéreo do país por 24 horas e das fronteiras terrestres por tempo indeterminado. Ele disse que o conselho militar declarou um cessar-fogo nacional, que inclui a zona de guerra de Darfur, o estado do Nilo Azul e o estado de Korforán do Sul, onde o regime luta contra minorias étnicas rebeldes.

Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Terra Potiguar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

%d blogueiros gostam disto: