Cerca de dez comunidades na Guatemala estão isoladas por conta de vulcão

O forte lahar que desceu na quinta-feira pelas bordas do Vulcão de Fogo da Guatemala, devido às intensas chuvas, deixou cerca de dez comunidades isoladas.

O porta-voz da Coordenadoria Nacional para Redução de Desastres, David de Leon, explicou à imprensa que as comunidades da Morelia, Panimache I, Panimache II, Santa Sófia, El Porvenir, Yucales e Sangre de Cristo, todas de Yepocapa, departamento de Chimaltenango, ficaram isoladas.

Na mesma situação estão os moradores de Siquinalá, departamento de Escuintla, La Rochela, Ceylan e San Andrés Osuna, onde a instituição enviará “máquinas para realizar trabalhos de habilitação da passagem”.

As dimensões deste material vulcânico, pastoso e com blocos de até três metros de diâmetro que arrasta troncos e galhos de árvores em sua passagem, é dentre 30 e 45 metros de largura por 3 de altura, um tamanho que provoca vibrações do solo durante sua passagem.

Por conta da última erupção do Vulcão de Fogo, no último dia 3 que deixou pelo menos 110 mortos, quase 200 desaparecidos e mais de 1,7 milhão de pessoas afetadas, os lahares são quentes e emitem cheiro de enxofre e fortes vapores pelas altas temperaturas.

Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Terra Potiguar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roda pé
%d blogueiros gostam disto: