RIO – O caso de Izabella, de 8 anos, que teve o cabelo cacheado cortado e alisado pela madrasta, está gerando indignação nas redes sociais. A história foi compartilhada pela mãe da menina, Fernanda Taysa, que publicou um desabafo no Facebook nesta segunda-feira. Na publicação, que já ultrapassou os 100 mil compartilhamentos e conta agora com mais de 135 mil comentários, ela conta o que aconteceu com a filha, junto com algumas fotos.
A menina Izabella, antes de ter os cabelos cortados– Reprodução/Facebook
Muitos internautas se disseram revoltados com a atitude da madrasta e do pai, que não teria impedido o corte e o alisamento. “Nossa, que raiva. Onde já se viu isso? A Bella é linda cacheada.”, escreveu uma mulher. “Como ela pode fazer isso? Agora a menina vai ter que passar por transição”, afirmou outra.
Antes do post da mãe, Bella já reunia dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais. Nas fotos, é possível ver como era o cabelo da menina sem o alisamento e como ela valorizava e gostava de seus cachos.
Após a repercussão, a atriz Samara Felippo, mãe de duas meninas negras, usou o Instagram para comentar o episódio. Em sua conta, ela afirmou: “Ninguém tem o direito de violar a identidade negra de uma criança, seu cabelo é sua força, sua raiz, seu poder”.
A atriz classifica como um ato de racismo o que fizeram com os fios da menina, uma “crueldade sem fim”. “Vendo o Instagram da @dicas_da_bella , é nítido que ela ama o cabelo, é nítido que ela é empoderada e se ama do jeitinho que é”. A publicação de Samara Felippo segue afirmando que a menina ostenta o cabelo com orgulho, o que inspira muitas meninas negras como ela.
“Isso é racismo. Isso é um crime. É alimentar o preconceito”, afirma a atriz, que envia ainda palavras de carinho e solidariedade para a mãe e a menina. “Bella, você é linda e esses cachos vão florescer mais fortes ainda”.
‘Cabelo cresce’, disse o pai
Segundo o relato da mãe no Facebook, a menina foi para a casa do pai na sexta-feira com os fios “lavados e penteados”. No domingo, o pai ligou comunicando que a madrasta havia cortado os cabelos da menina, “só as pontinhas”.
De acordo com Fernanda, na verdade, a madrasta havia cortado mais da metade do cabelo de Bella, além de tê-lo alisado. A mãe, indignada, diz que ainda escutou do pai que “cabelo cresce”.
“É direito dela se sentir bem com a sua identidade, suas raízes, sua história. Isso não pode ser violado por vaidade nenhuma, a menos que a mesma queira e isso eu tenho a convicção que ela não quis”, afirmou a mãe. “Quem acompanha os trabalhos da Bella e a acompanha nas redes sociais sabe que ela desde pequenininha é uma criança empoderada”.