Busca por atendimento causa filas e aglomeração em Centro de Enfrentamento à Covid-19 da Zona Norte de Natal

A busca pelos atendimentos no Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 montado no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, causou grandes filas e aglomerações na área externa, nesta sexta-feira (20).

De acordo com a população que busca o serviço, a unidade não está realizando a quantidade de atendimentos necessária. O bombeiro civil Fábio Nascimento acompanhava a esposa, que aguarda para fazer o exame do novo coronavírus. Essa não é a primeira vez que eles vão ao Centro de Atendimento.

“A gente veio na quarta-feira para cá. Ela passou o dia todo aqui, saiu eram 13h. Passaram um medicamento e foi orientado que na sexta-feira, hoje, ela viesse entre 4h30 e 5h para ser atendida. E foi o que nós fizemos. Quando chegamos aqui, as 5h, já tinham 22 pessoas na fila. Quando eu fui questionar a profissional de saúde, ela falou que das 40 fichas que deveriam existir para as pessoas serem atendidas hoje, ela só tinha 18. E que, se a gente não for atendido hoje, vai ser segunda. Cadê o respeito com a população?”, questiona.

Uma mulher chegou a passar mal na fila. Ela foi socorrida pelos agentes de saúde presentes no ginásio.

Mulher passa mal em fila no Centro de Enfrentamento à Covid-19 da zona Norte, em Natal — Foto: Cedida

Mulher passa mal em fila no Centro de Enfrentamento à Covid-19 da zona Norte, em Natal — Foto: Cedida

De acordo com a SMS, todos que procuram o Centro estão sendo atendidos e medicados, caso necessário. O problema está nos testes de swab, que têm sido insuficientes. Atualmente são enviados 40 testes por dia à unidade. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria, a partir da próxima semana, esse número será ampliado.

A média de atendimento nos centros são de 130 a 150 atendimentos diários. Ainda de acordo com a SMS, o horário de atendimento dos centros de atendimento foi ampliado. A pasta afirma que realiza acompanhamento permanente do fluxo de pacientes e foi constatado que nas últimas semanas a procura tem sido maior. Por isso, o serviço voltou a ocorrer nos dois turnos de segunda a quinta e nas sextas até 12h.

Compartilhe isso:

Recommended For You

About the Author: Terra Potiguar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roda pé
%d blogueiros gostam disto: