Fã declarado nos Estados Unidos de políticos republicanos, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) homenageou o ator Arnold Schwarzenegger, 71, com um “certificado de reconhecimento”.
O diploma foi entregue ao ator, que governou o estado da Califórnia, pelo deputado Alexandre Frota (PSL-SP). O Planalto confirmou nesta segunda (15) a homenagem.
“Ao ilustríssimo senhor Arnold Schwarzenegger. Os agradecimentos da República Federativa do Brasil pela sua dedicação e integridade durante sua trajetória na vida artística, social e política”, dizia a mensagem, emoldura e protegida por um vidro, entregue ao ator.
No domingo (14), o governador de São Paulo, João Doria, se encontrou com Schwarzenegger e, logo depois, publicou um vídeo em sua conta no Twitter em que o ator aparece dizendo “Acelera, baby”, uma mistura do slogan de campanha de Doria (“Acelera, São Paulo”) e seu bordão, “Hasta la vista, baby”, criado na franquia “O Exterminador do Futuro”.
No tuíte, Doria ainda escreveu: “Um querido amigo! Schwarzenegger is in the house”. Durante o encontro dos dois, Schwazernegger reforçou o apoio da organização ambientalista R20 – Regions of Climate Action, que em São Paulo desenvolve projetos sustentáveis e apoia o Programa Município Verde Azul.
Schwarzenegger desembarcou em São Paulo na sexta-feira (12) para abrir o Arnold Sports Festival South America. A feira esportiva tem como principal atrativo as provas de fisioculturismo.
O evento está na mira da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMFF), que acusa a feira de ser conivente com o uso de doping no seu principal atrativo, as competições de fisiculturismo, e de se associar a pessoas e empresas que comercializam de forma ilegal anabolizantes esteroides no país.