Azul assina acordo para comprar 30 aviões e espaços da Avianca em aeroportos

A companhia aérea Azul informou nesta segunda-feira (11) que assinou uma proposta não vinculante no valor de US$ 105 milhões (R$ 406 milhões) para a aquisição de certos ativos da Avianca Brasil por meio de uma UPI (Unidade Produtiva Isolada).

De acordo com comunicado ao mercado, a UPI incluirá ativos selecionados pela Azul como o certificado de operador aéreo da Avianca Brasil, 70 pares de slots  (autorização de pousos e decolagens) e aproximadamente 30 aeronaves Airbus A320.

“Destacamos que o acordo é não vinculante e que o processo de aquisição da UPI está sujeito à uma série de condições como a conclusão de um processo de diligência, a aprovação de órgãos reguladores e credores, assim como a conclusão do processo de Recuperação Judicial. A expectativa é que esse processo dure até três meses”, afirmou a Azul.

A Avianca Brasil devolveu sete aeronaves de sua frota desde dezembro passado, quando se desentendeu com empresas arrendadoras de aviões e pediu recuperação judicial para estancar as dívidas e as tentativas que essas arrendadoras vinham fazendo para retomar aviões.

Cinco dos aviões devolvidos pela Avianca até agora são do modelo Airbus A320neo. Três deles já estão pintados com a logomarca da Azul, que até o final de 2018 possuía 20 modelos do tipo.

A Azul já tinha um interesse antigo de elevar a participação dos A320neo em sua frota, mas em fevereiro divulgou comunicado afirmando que decidiu acelerar os planos de renovação do portfólio.

Na semana passada,a Avianca precisou fazer um pouso técnico durante um voo de Guarulhos para Miami porque deixou de pagar taxa de sobrevoo do espaço aéreo de Cuba, ficando impedida de atravessar a ilha.

Sem poder sobrevoar Cuba no voo para Miami, o avião teria de contornar a ilha, mas o tanque de combustível não seria suficiente porque isso aumentaria o trajeto. Foi necessário, portanto, pousar em Porto Rico para abastecer.

O pouso, no entanto, elevou o tempo de serviço da tripulação e bateu o limite de horas de trabalho permitido para pilotos e comissários em voos.

Na quinta-feira (7), empresa também divulgou um comunicado sobre atraso de pagamento de funcionários.

REUTERS
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