Uma aeronave de pequeno porte caiu na praia do Mucuripe, próximo ao Mercado dos Peixes, em Fortaleza, durante a tarde deste sábado, 23.
Apenas o piloto estava na aeronave. Ambulâncias do Serviço Atedimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local.
Moradores e pessoas que passavam pelo local ficaram assustados e fizeram imagens do acidente.
Policiais militares informaram que a vítima apresentava ferimentos aparentemente superficiais.
Trabalhadores do Mercado dos Peixes presenciaram o momento do socorro do piloto, e cada um tinha uma versão diferente do caso. Os relatos dão conta que ele vinha do Náutico sentido Mucuripe e que a aeronave aparentava passar por problemas. Testemunhas acreditam que o piloto, ao perceber que a aeronave iria cair, optou por cair no mar para não atingir o Mercado dos Peixes, evitando também os corais.
A aeronave permanece ancorada na areia aguardando a remoção. Policiais militares continuam no local.
O acidente aconteceu por volta das 17 horas e que o piloto, de cerca de 60 anos de idade, foi socorrido pelas pessoas que trabalhavam na região. Após a queda, o pilotou ficou preso pelo cinto e as pessoas o retiraram, evitando o afogamento.
Os socorristas que se deslocam nas bicicletas do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência realizaram os primeiros procedimentos.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Corpo de Bombeiros foi notificado sobre a queda do avião monomotor de modelo Cessna de modelo 172 e esteve no local.
Conforme o órgão, o piloto foi levado para um local seguro e não foi registrada nenhuma lesão de maior gravidade.
Os investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realização neste domingo, 24, uma ação inicial envolvendo a aeronave que caiu em Fortaleza.
Conforme a nota enviada à imprensa, o processo de investigação inicial tem o objetivo de coletar dados. Vão fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.
“A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram”, disse.