Quando imaginamos uma cidade urbanizada, pensamos em trânsito, grande intensidade de transportes tanto públicos quanto privados, habitações, comércios e o que mais atraem as pessoas com relação ao uso dos espaços urbanos que são os parques e praças. Infelizmente na cidade de Natal-RN não há essas atrações para o uso da população.
Os parques e praças públicas tem um papel muito importante nas cidades, no coletivo e social, e pra população no sentido da saúde e lazer
Quando levamos em consideração a importância dos parques e praças no contexto social, estamos falando do contato da sociedade com outros indivíduos e proporcionar interação, criar novas amizades, tornar os ambientes externos mais atrativos para a população não ficar trancada dentro de casa e dessa forma, fazer com que a cidade fique mais segura pois quanto mais pessoas na ruas e nos espaços públicos, menos esquisito ficam. O adensamento populacional é de suma importância pra cidade ser mais segura e pra isso ocorrer, deve existir um incentivo de valorização e tornar a região mais atrativa pra poder gerar uma economia mais sólida e a cidade crescer com mais efetividade.
Pensando nisso, tomei a liberdade de criar uma proposta que melhoraria a vida da população nesses aspectos. Abaixo algumas imagens da proposta do Parque do Panatis, a proposta é fazer uma reforma para tornar um lugar mais natural e terapêutico, um lugar perfeito para um bom piquenique, passeio e relaxar tendo um contato mais próximo com a natureza.
Vista de canto, do lado direito a avenida Dr. João Medeiros Filho
Destaque aos banheiros públicos e um quiosque da natalcard
Imagem do quiosque da polícia militar
Quando se fala na importância dos parques no quesito individual, estamos falando em proporcionar qualidade de vida para o individuo, as pessoas estão com medo devido o auto índice de criminalidade, há dados que indicam que apenas um bairro da cidade teve mais mortes em 6 meses do que 66 países e isso faz com que a população fique muito mais tempo em casa, do que em contato com o meio externo, contato com a natureza e principalmente, sem o contato com outras pessoas tornando-as pessoas muito mais problemáticas no contexto psicológico aumentando o índice de depressão, outro fator importante é com base na saúde física, sair do modo ocioso e caminhar em um parque, correr, se exercitar, andar de bicicleta é fundamental para saúde do individuo fazendo com que diminua até mesmo as filas dos hospitais sem contar com a terapia proporcionada pelo meio ambiente trazendo bem-estar e qualidade de vida.
Decks de madeira
Pontes de acesso à ilha.
Estacionamento.
TEXTO DO AUTOR – Nessa proposta, quero mostrar para vocês, a importância do poder público de proporcionar qualidade de vida pra população. Já imaginou um local agradável que proporcionasse um bom lazer e harmonia? A importância dos parques urbanos bem arborizados, com lagos e animais, faz com que a cidade fique mais plena e cheia de vida, torna-se um local de interação social, parques e ruas com árvores diminuem a temperatura deixando o ambiente mais agradável e cria-se até mesmo uma barreira de som diminuindo o transtorno que o barulho do trânsito ocasiona! O contato com a natureza proporciona qualidade de vida pra população sem contar com os benefícios físicos, sociais, psicológicos e a saúde do indivíduo. O estresse é uma das doenças que mais matam pessoas e os parques e áreas verdes são os principais aliados nessa batalha em grande escala. Natal precisa de mais áreas verdes bem projetadas!
Incentive esse trabalho, curta, comente e compartilhe!
Se quisermos mudar nossa cidade, temos que começar AGORA!
Você pode ver esses e outras propostas pela página no instagram www.instagram.com/ideiasparanatal
Por Manoel Fagundes Jr. Arquiteto e Urbanista